Camila D. Barreto
Para assegurar a operação apropriada do sistema, independentemente de sua classificação, deve existir um processo de readaptação do sistema de acordo com a avaliação de seu desempenho.

Sem feedback, com propósitos reguladores, o sistema não pode se adaptar às mudanças das entidades internas ou externas e está sujeito à decadência lenta – entropia.

Ex.:
controle dos níveis de temperatura de uma caldeira

Troca de óleo do motor

Troca da bateria do motor elétrico

Contratação de novos professores devido ao aumento no número de novos alunos



Entropia – tendência que os sistemas tem para o desgaste, para desintegração. À medida que a entropia aumenta os sistemas se decompõem em estados mais simples.

Entropia mede a desorganização, o estado caótico de algo.

Ex.: O gás quando liberado, ele se dispensa em todas as direções de forma caótica.

Segundo Miller, à medida que aumenta a informação diminui a entropia, pois a informação é a base de configuração e da ordem.

Homeostasia: é o equilíbrio dinâmico entre as partes do sistema. Os sistemas têm uma tendência a se adaptar a fim de alcançarem um equilíbrio interno face às mudanças externas do meio ambiente.

Toda empresa tem prós e contras, o 'equilíbrio' citado anteriormente se refere a busca destas para que os prós supere os contras.

Ex.: A empresa espera que os seus lucros supere todas as suas despesas.

Na natureza nada se perde, nada se cria, tudo se transforma.

Esta frase também pode ser utilizada em SI (Sistema de Informação).

Ex.: Um motor de carro, quando emite muitos poentes é logo tirado do mercado, e em seu lugar é posto outro modelo. Este novo modelo não é uma reinvenção do motor, ninguém começou do começo, eles pegaram o que já sabiam do antigo modelo, e fizeram algumas mudanças, retirando alguns defeitos e acrescentando tecnologias.






0 Responses

Postar um comentário